top of page

Desemprego recua para 7,9%

Atualizado: 6 de set. de 2023

A taxa de desocupação foi 7,9% no trimestre encerrado em julho de 2023, mostrando recuo de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, de fevereiro a abril de 2023.


É a menor taxa para um trimestre encerrado em julho desde 2014, quando foi de 7,0%. Já em comparação com o mesmo período de 2022, a taxa de desocupação caiu 1,2 pontos. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE.


Esse recuo no trimestre encerrado em julho ocorreu principalmente pela expansão do número de pessoas trabalhando. Já a população desocupada ficou em 8,5 milhões de pessoas, uma queda de 6,3% em relação ao trimestre anterior e de -3,8% se comparado ao mesmo período de 2022.


Na comparação trimestral, o número de pessoas ocupadas voltou a crescer após dois trimestres em queda, chegando a 99,3 milhões, um aumento de 1,3% em relação ao período de fevereiro a abril, com 1,3 milhão de pessoas a mais. Na comparação anual, o crescimento foi de 0,7% (mais 669 mil pessoas), o menor dos últimos 9 trimestres consecutivos de alta.


O aumento da ocupação foi puxado pelo grupamento de Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (mais 593 mil pessoas), Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (mais 296 mil pessoas). Estes também foram os principais aumentos no panorama anual.


No grupo da Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais o que puxou no trimestre foi o aumento em educação e saúde, tanto no setor público como no privado. Na comparação anual, a maior influência veio da área da saúde.


Já o grupamento de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas foi influenciado, no trimestre, pelo segmento de tecnologias da informação e, no ano, pelas atividades administrativas, profissionais e financeiras.

13 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Prévia do PIB mostra crescimento de 3,12% em 12 meses.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,44% em julho, na comparação com o mês de junho, que foi de 0,63%. Em 12 meses cresceu 3,12%. O indicador considerado como uma “prévia

Fechamento da safra agrícola de 2023

A estimativa de agosto para a produção de grãos de 2023, de acordo com o IBGE, é de 313,3 milhões de toneladas, 19,0% maior (ou mais 50,1 milhões de toneladas) que a de 2022 (263,2 milhões de tonelada

bottom of page